Governo zera tarifa de importação de carne desossada bovina, frango em pedaço, trigo e milho e reduz de dois insumos

Governo zera tarifa de importação de carne desossada bovina, frango em pedaço, trigo e milho e reduz de dois insumos

11 de maio de 2022 0 Por Walison.t.l

BRASÍLIA (Reuters) – A Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu tarifas de importação de dois tipos de vergalhões de aço e zerou as alíquotas para uma lista de produtos alimentícios, informou o Ministério da Economia nesta quarta-feira, em mais uma iniciativa para tentar reduzir pressões sobre a inflação.

Os itens que terão o imposto cortado a partir desta quinta-feira, com validade até 31 de dezembro deste ano, serão incluídos na lista de exceções que pode ser usada pelo Brasil no Mercosul para alterar tarifas de maneira unilateral, sem necessidade de discussão com os demais componentes do bloco.

Entre os itens afetados, foi reduzido de 10,8% para 4% o Imposto de Importação de dois tipos de vergalhão de aço (CA50 e CA60).

No gênero alimentício, foram zeradas as tarifas de carnes desossadas de bovinos (10,8% antes), pedaços de frango (9%), farinha de trigo (10,8%), trigo (9%), milho em grãos (7,2%), bolachas e biscoitos (16,2%), outros produtos de padaria pastelaria (16,2%).

Ainda houve corte da tarifa de dois insumos para agropecuária –ácido sulfúrico, de 3,5% para zero, e o fungicida mancozebe, de 12,6% para 4%.

 

Fonte:

Reuters