Uvas: A adequação climática da podridão dos cachos pode ser vista no Agroconnect

3 de novembro de 2020 0 Por Walison.t.l

A Epagri / Ciram está fornecendo uma nova ferramenta da web que pode ser usada para obter a adaptabilidade climática da Botryotinia fuckeliana (Botryotinia fuckeliana ou Botrytis cinerea), uma doença causada por esse fungo que pode causar perdas significativas de variedades de vinho, especialmente colmos compactos . É também chamada de podridão cinzenta ou bolor cinzento e existe em todos os países produtores de uvas do mundo.

De acordo com Hamilton Justino Vieira (Hamilton Justino Vieira), pesquisador da Epagri / Ciram (Hamilton Justino Vieira), na maioria dos casos, os cachos de uva apodrecem gravemente durante o processo de amadurecimento com alta umidade relativa e temperatura de 15 ° Está relacionado entre C e 28 ° C. Essas condições ocorrem no sul do Brasil e é difícil controlar a doença.

A Epagri / Ciram calcula as condições climáticas em que ocorre a corrupção cruzada com base nos dados meteorológicos coletados pela rede de monitoramento hidrometeorológico operada pelo satélite meteorológico e suas agências parceiras. Os dados são constantemente atualizados no sistema Agroconnect.

Este método leva em consideração os dados de precipitação acumulada por hora e os dados de hora e umidade relativa (UR%) acima de 90% ou umidade foliar. De acordo com os resultados dos cálculos, o índice de adequação climática é obtido e classificado de acordo com a tabela a seguir.

 

Classificação da vantagem, de acordo com o valor da fórmula:

FMA Favorabilidade
Menor ou igual 1 Sem risco
Entre 0,0 e 0,5 Risco leve
Entre 0,5 e 1,0 Risco moderado
Maior que 1 Risco severo
Inexistente Sem dados

 

Para acompanhar esses dados, acesse a Agroconnect e selecione a atividade agrícola “Videira”. Aqui, você pode visualizar a distribuição espacial geográfica do índice de adequação ao clima em declínio com base no mapa de distribuição espacial geográfica.

chuva epagri doença do cacho uva

 

Fonte:

Epagri – SC