Uma terça com muita chuva no Matopiba e no Nordeste; Pode ocorrer tempestade de granizo no Sudeste

Uma terça com muita chuva no Matopiba e no Nordeste; Pode ocorrer tempestade de granizo no Sudeste

4 de novembro de 2020 0 Por Walison.t.l

De acordo com a última previsão do Serviço Meteorológico Nacional (Inmet), haverá muita chuva em Matopeba nesta terça-feira (3), nas regiões nordeste e norte do Brasil. Além do aumento das chuvas causadas pela frente fria em operação no oceano, as áreas instáveis ​​continuaram se fortalecendo nas próximas 24 horas.

Por falar em quantidade, o modelo Cosmo do Inmet prevê boas chuvas para toda Matoiba nas próximas 24 horas. As previsões indicam que todo Tocantins receberá entre 20 e 30 mm de chuva. O oeste baiano pode receber até 60 mm de chuva. No Maranhão e no Piauí, as chuvas também são tendências, com volumes variando de 20 a 40 mm.

Segundo o Climatempo, nuvens muito espessas se espalham por todo o interior do Nordeste, causando muitas chuvas até no interior. A previsão dizia: “Nesta terça-feira, a frente fria está se afastando da Bahia, mas continuará com muito tempo nublado no Nordeste. Ainda há muitas nuvens no norte, partes do Centro-Oeste e até mesmo no Sudeste.” O Climatempo também alertou enfaticamente. Na parte norte da cidade da Barra, em outros estados do norte, ocorreram tempestades em todo o centro-sul do Maranhão.

A meteorologista Naiane Araújo, do Immet, afirmou que pode haver aguaceiros na região sudeste entre a tarde e a noite desta terça-feira (3ª terça), principalmente na capital São Paulo e na Serra da, no sul de Minas Gerais. Mantiqueira. Os meteorologistas comentaram: “Podemos até ter granizo nessas áreas, o que é característico desta temporada.”

Durante esta semana, as chuvas mais importantes devem se limitar às áreas mais altas do país, enquanto as regiões centro e sul podem retornar a níveis onde apenas chuvas isoladas foram registradas. Para o sul do Brasil, a tendência é de clima estável até pelo menos 9 dias na próxima segunda-feira.

 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0311

Fonte: Inmet 

 

A previsão do Inmet é consistente com as previsões internacionais. A atualização do modelo de GFS divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) nesta terça-feira (3) também indicou que até o dia 11 de novembro ainda choverá forte na região de Matobiba.

Entre os dias 11 e 19 de novembro, a tendência das chuvas é voltar para as regiões centro e sul do Brasil. O modelo GFS mostra mais uma vez que as chuvas em Minas Gerais são superiores a 100 mm, e as chuvas em todo o Centro-Oeste estão voltando, as chuvas estão entre 60 e 90 mm, as chuvas em Santa Catarina e no Paraná Só que o volume fica entre 50 e 60 mm. Para o Rio Grande do Sul, o modelo mostra que chove muito pouco na maior parte do estado.

 

Fonte:

Notícias Agrícolas