Embrapa quer produzir diesel verde a partir de carcaças de aves

3 de novembro de 2020 0 Por Walison.t.l

O óleo diesel renovável é de melhor qualidade, menos poluente e mais eficiente para veículos

 

Em outubro, começaram as pesquisas para a produção de diesel verde, obtido por meio da hidrogenação de bioóleo a partir de resíduos ósseos de aves. A pesquisa é uma parceria da Agroenergia com a Haka Bioprocessos, empresa brasileira de pesquisa agropecuária (Embrapa), que visa a obtenção de um diesel renovável com composição próxima à do diesel, agregando valor a uma matéria-prima normalmente não utilizada na produção.

“Vamos usar um processo de hidrogenação para produzir parafinas, que têm propriedades semelhantes ao diesel fóssil e se diferenciam do biodiesel, que é uma mistura de ésteres de ácidos graxos por apresentarem maior estabilidade e maior poder calorífico. “, Explicaram pesquisadores da Embrapa. Ele também é líder de pesquisa da Itânia Soares.

O processo de hidrogenação é semelhante ao que a empresa já fez com o óleo de palma, conhecido pela alta acidez. A caracterização final do produto incluirá a análise da composição química e de suas propriedades físicas e químicas (como poder calorífico, densidade e viscosidade).

O diesel verde é definido como um combustível renovável para motores de combustão interna de ciclo diesel produzidos a partir de matérias-primas renováveis, e ainda não se tornou parte da base energética do Brasil. A proposta de regulamentação do diesel renovável visa ampliar o uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira com vistas à segurança energética, prevendo a competição e a participação de diversos biocombustíveis no mercado nacional e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com a regulamentação de comercialização em território nacional, o produto deve ser adicionado ao diesel de origem fóssil, que já responde por 12% do biodiesel. “Ao produzir diesel verde a partir dos ossos, usaremos a cadeia de proteína animal como uma importante força motriz para a transição para uma economia de baixo carbono, forneceremos combustíveis renováveis ​​e insumos para a agricultura e promoveremos uma economia circular para descarbonizá-la. Fundador da Haka Bioprocessos Disse Cyro Calixto, CEO.

“Esse projeto será o legado de longo prazo do agronegócio brasileiro. Esperamos também levar essa tecnologia aos principais produtores de proteína animal da Europa e dos Estados Unidos e colocar essa solução na pauta de exportação nacional para consolidar a tecnologia do Brasil nesse campo. A missão de inovação ”, continuou Calixto.

Como o diesel verde é um combustível de melhor qualidade, menos poluente para os veículos e mais eficiente, o diesel verde tem sido amplamente utilizado em muitos países. Na Europa, o maior teor de biodiesel é de 7% e, nos Estados Unidos, o maior teor é de 5%.

 

fonte: Canal Rural