Emater: Os 150 municípios do RS registram perdas de milho de 45% a 70%

Emater: Os 150 municípios do RS registram perdas de milho de 45% a 70%

3 de dezembro de 2020 0 Por Walison.t.l

Levantamento preliminar da Emater do Rio Grande do Sul mostrou que pelo menos 150 municípios gaúchos perderam entre 45% e 70% da produção de milho devido à seca. De posse dessas informações preliminares, entidades do setor estão tentando obter ajuda federal por meio do Ministério da Economia e Agricultura.

Como um relatório consolidado da estação seca não está disponível e porque as datas de plantio ainda precisam ser medidas, os produtores podem plantar antes do final de dezembro, então as investigações preliminares são a única ferramenta para persuadir o governo a mudar certas regras em favor do apoio. Por exemplo, replantar áreas danificadas com a ajuda de financiamento agrícola.

No dia 23 de novembro, foi realizada reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, onde se avançou sobre essas diretrizes e o governo federal solicitou novos dados.

A análise de Brasília mostra que haverá sinais para atender essa demanda na próxima semana. Se isso acontecer, deverá ser realizada uma reunião do Comitê da Moeda Nacional. Ao mesmo tempo, os produtores estão atentos ao desenvolvimento desta “novela”.

 

Fonte : Canal Rural